Indicador de Status

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

Regulagem de oitavas e ajuste de afinação

Essas expressões se equivalem e se referem ao mesmo problema, que é o da guitarra não afinar em toda a estensão do braço, caso não esteja regulada.
O princípio da afinação funciona da seguinte forma: como medida padrão, a guitarra deve ter a mesma distância do capotraste ao 12º traste e daí até o carrinho da ponte, exatamente na parte em que a corda se apóia. Dessa forma, o 12º traste marca, precisamente, a metade do espaço entre esses dois pontos.
No caso de uma guitarra de 24 trastes (2 oitavas), essa medida compreende aproximadamente 33 cm do nut até o 12º e o mesmo até o saddle, somando 66cm. Esses números podem variar bastante com relação ao projeto - no que se refere ao comprimento da escala e tamanho dos trastes. Mas o 12º traste sempre terá a metade da distância verificada.
Em um instrumento, não é apenas isso que determina o quanto eficaz será a afinação dele. Fatores como medidas bem calculadas entre os trastes, boa colocação e a qualidade do hardware definem a honestidade nesse quesito. Uma guitarra bem feita e calculada - mas que não produz uma afinação perfeita - deve ser regulada variando o espaço entre o nut e o saddle.


Como detectar e corrigir um desajuste na afinação

Produza um harmônico no 12º traste com a corda solta a ser testada. Com a ajuda de um tuner, que é um afinador eletrônico, afine-o na nota correspondente dela mesma. Em seguida, toque-a no 12º traste, só que, dessa vez, pressionando-a.
Se a nota tocada e o harmônico estiverem exatamente na mesma altura, a afinação estará perfeita. Entretanto, se ela estiver mais alta do que ele, significa que a distância entre o nut e o saddle está curta. Deve-se aumentá-la, puxando-se o saddle para trás. Mas, se ocorrer exatamente o contrário - nota mais baixa que o harmônico - , é porque o espaço entre nut e saddle está muito longo e deverá ser encurtado levando o saddle para frente. É claro que a precisão do tuner tem de ser perfeita para não compromete o julgamento e a regulagem. Tal ajuste pode ser conseguido apenas julgando a afinação pelo seu ouvido. Certas frequencias, porém, podem passar despercebidas. A altura das cordas no nut e na ponte também pode comprometer o julgamento...Elas não podem estar demasiadamente altas nem encostadas no 1º traste.
Essas dicas servem apenas para pequenos reparos em instrumentos regulados.
Se ocorrer a troca do encordoamento, por exemplo, é necessário fazer um acerto.
Do contrário, recomenda-se procurar um luthier para os devidos ajustes. Pois até o ângulo da Floyd Rose pode prejudicar a afinação. Um julgamento errado por parte do músico, ou mesmo uma precipitação, pode agravar o problema. É importante lembrar que todos esses consertos só devem ser feitos qdo o instrumento estiver com encordoamento novo colocado no momento do ajuste - e de boa qualidade, pois, qdo as cordas envelhecem, vão perdendo a afinação por toda a escala. A pressão que se aplica com os dedos sobre as cordas, no momento de teste de afinação, deve ser a mesma de qdo se toca o instrumento para não haver um julgamento errado.
Um ajuste inadequado pode gerar diferenças na afinação.

3 comentários:

xpid3r disse...

mesmo com o saddle no máximo, a afinação fica acima :S

e agora ?

Identidade Cristã disse...

boa tarde mano...eu comprei um bass geanini stratosonic...eu paguei barato nele, 250 conto...e to querendo fazer esperiencia, vo lixar ele e deixar na cor de madeira e eu msm vo blindar ele e tals...gostaria de saber umas dicas, tipo quais lixas devo usar? e que material é usado para blindar?

Paulo disse...

@xpid3r num caso desse... FUDEOOOOO