Indicador de Status

segunda-feira, 14 de janeiro de 2008

Nivelando os trastes


O nivelamento dos trastes tem ligação quase direta com a ação das cordas. Com esse processo, o guitarrista consegue deixar as cordas de seu instrumento numa altura satisfatória sem causar trastejamento excessivo. O nivelamento de trastes é simples. Tire todas as cordas e proteja a escala com uma fita adesiva (de preferência, fita crepe).

Deixe à vista apenas os trastes. Feito isso, passe uma lima chata por toda a extensão do braço e repare se atingiu todos os trastes. Quando todos estiverem com a mesma altura, será necessário dar um acabamento. Como a lima deixou suas superfícies planas, quadradas, será necessário arredondá-las. Para isso, utilize uma lima especial para trastes.

Pegue, depois, uma lixa d’água nº 320 e passe-a de maneira uniforme por toda a extensão da escala. Remova todos os riscos deixados pela lima nos trastes. Repita o processo com outra lixa d’água, dessa vez, n° 500. Essa segunda etapa servirá para dar o polimento e o brilho esperados.

Pronto. Retire a fita adesiva e passe óleo de peroba com uma esponja. Deixe o instrumento descansando por 10 minutos até que a escala esteja hidratada e sem nenhum tipo de resíduo. Recoloque as cordas e boas palhetadas!

Nenhum comentário: