Indicador de Status

segunda-feira, 14 de janeiro de 2008

Dicas de customização de instrumentos


Substituir componentes da guitarra é uma prática comum, desde um simples botão ou escudo a partes mais complexas e delicadas. A busca pelo melhor desempenho e o cuidado com a ferramenta de trabalho são essenciais ao guitarrista. A esse processo de manutenção dá-se o nome de customização.

Algumas das alterações mais comuns são a utilização de capotrastes (ou nut) de latão, pontes que otimizam a sustentação das notas e a vibração das cordas, captadores com maior potência de saída e tarraxas com trava para proporcionar maior estabilidade na afinação, além de mudanças nas configurações elétricas.

Entretanto, vale ressaltar que, mesmo para os mais experientes e conhecedores do assunto, é importante conversar com profissionais da luthieria antes de qualquer alteração em sua guitarra. O especialista irá ajudar a identificar o componente que mais se aproxime de sua expectativa, além de sugerir o mais recomendado para o bom funcionamento de sua guitarra. Peças e acessórios para customização podem ser encontrados em lojas especializadas e luthierias.

Nenhum comentário: